Pesquisar pela dica...

domingo, 3 de outubro de 2010

Como funcionam as urnas eletrônicas?

Como estamos na época das eleições, ou melhor, como hoje é o dia da votação para presidente, governador, deputados e etc e tal, vou explicar como funcionam as urnas eletrônicas.

O Brasil foi um dos primeiros países a arriscar uma votação eletrônica. Enquanto países tecnologicamente mais avançados, como os EUA e Canadá ainda usavam papel, nós, aqui no chamado terceiro mundo, preferimos apertar botões para escolher políticos. O responsável pelo processo sempre foi o Tribunal Superior Eleitoral e ele começou a inserir o voto eletrônico nas eleições de 1996. Naquele ano, apenas parte das eleições foi realizada eletronicamente, por falta de tempo em fabricar urnas suficientes e também por ser uma fase de testes. Foi apenas nas eleições do ano 2000 que o País foi 100% coberto com urnas eletrônicas. Figurativamente falando, claro. Elas não caíram do céu.

O terminal de votação pode fazer qualquer calculadora científica atual se roer de inveja: ele conta com um processador X86, 256 MB de memória RAM, um visor de LCD e interfaces USB, Serial, SmartCard, PS/2 e CompactFlash. Poderoso, não? Já o terminal de atendimento tem um leitor biométrico e um teclado, através do qual o mesário ativa o modo de votação.

Agora que vocês já sabem como é a urna de votação e como elas funcionam, que tal votar?

Se você é maior de 18 anos ou têm de 16 "pra cima" Vá votar e exercer seu dever como cidadão...

Legal essa fala né?





e Tchau tchau!

Texto obtido em: http://tecnoblog.net/42371/como-funciona-a-urna-eletronica-brasileira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário