Pesquisar pela dica...

sábado, 30 de outubro de 2010

Um pouco sobre internet!

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria.

Na década de 1960, os dois disputantes da guerra (Estados Unidos da América e União Soviética) precisavam de qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova que poderia contribuir nessa disputa.

Os Estados Unidos, temiam um ataque russo as bases militares. Esse ataque poderia revelar informações confidenciais e valiosas.Então era preciso criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para "Advanced Research Projects Agency". Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.

A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.

Em 29 de Outubro de 1969 foi inventado o primeiro e-mail da história.

Internet ou web?

Internet é a rede mundial de computadores. É o projeto mais antigo e não foi necessariamente inventado, mas evoluindo pouco a pouco.

Web é a plataforma criada por Tim Berners-Lee e é o local onde navegamos. O meu blog, por exemplo, está na web e você pode acessá-lo através da internet, entendeu?

Tim Berners-Lee, do CERN, criou a World Wide Web em 1990!

P.S.: é preciso ser muito gênio para inventar a Internet ou a web não é?

FOTOS


O Macintosh foi o primeiro computador feito em grande escala com recursos gráficos usando o mouse, é esse computador aí da foto! Ele era bem diferente do computador da guerra fria, esse computador aí, como já disse, tinha recursos gráficos, o computador antigo, era só texto e tudo em preto e branco.



Nessa foto vocês verão o inventor da web!! Tim Berners-Lee!!




Beijos!! Até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário